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Módulo Laboratorial

Módulo
Laboratorial

Indicadores que auxiliam na redução de custos e promovem o aumento da eficiência e produtividade

Nesse módulo, contamos com a chancela da  SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, parceira da Controllab desde 1977.

Como ajuda no dia a dia do laboratório?​

Promove informações para decisões mais assertivas. A plataforma melhora os processos, aprimora desempenhos, identifica novas oportunidades e mantém a organização sustentável.

As informações geradas pela plataforma estimula uma visão ampliada dos resultados alcançados para aprimorar o desempenho e a sustentabilidade do laboratório.

Evidências concretas do desempenho do processo frente ao mercado​

Evidências concretas do desempenho do processo frente ao mercado​

Com Metricare, seu laboratório passa a identificar se os esforços e estratégias aplicados nos processos estão competitivos frente aos seus pares, baseado em evidências concretas. Essas evidências ajudam na redução de custos, aumentam a eficiência e a produtividade.

Isso porque a plataforma utiliza indicadores potencializados para medir e comparar a performance do laboratório com o desempenho do mercado de forma geral.

Dados analisados com imparcialidade e segurança

Os indicadores contemplados no módulo laboratorial são correlacionados em todas as áreas de abrangência da plataforma, proporcionando uma visão global e sistêmica do processo.

Os dados informados na plataforma são analisados por uma equipe multidisciplinar (incluindo estatísticos) da Metricare, que atua como uma empresa de terceira parte, conferindo imparcialidade e sigilo aos dados informados.

Metricare segue um código de conduta ética & compliance integrado às leis nacionais e internacionais para a proteção geral dos dados. A plataforma dispõe de manual e descritivo detalhado para a confiabilidade e a padronização das informações.

Indicadores potencializados com o Benchmarking

São mais de 150 indicadores disponíveis para o módulo laboratorial.

Para simplificar o levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, empresas parceiras integram o LIS com Metricare, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real para a tomada de decisão.

Recursos

Organizacional

Processos

Demográficos

Histórico e rastreamento para a obtenção de certificações e acreditações

A rastreabilidade no sistema Metricare favorece a transparência para acreditações como ISO 15189, CAP, PALC, DICQ e outros, que requerem a demonstração de evidências objetivas que comprovem e auxiliem o planejamento, o monitoramento e a avaliação de desempenho dos processos.

Avalie se os seus processos laboratoriais são executados de forma competitiva

Na plataforma, o laboratório tem a chance de se comparar com seus pares e ver se as ações tomadas ao longo do tempo estão significativas frente ao mercado.

Uma plataforma que colabora com o aprimoramento do setor

Ao participar, o laboratório aperfeiçoa o monitoramento de indicadores e há maior efetividade na gestão, ampliando o nível de segurança para gestores, profissionais de saúde e pacientes.

SBPC/ML e Controllab, são entidades colaboradoras no QUALISS – Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Escopo de indicadores
amplo e abrangente

Indicadores harmonizados internacionalmente e alinhados com o IFCC

Configuração de metas para alcançar os objetivos determinados

Grupo Consultivo de Especialistas atuantes no acompanhamento do programa

Comparação entre redes
(apoio ou marcas)

Integração com provedores de LIS para simplificar a coleta de dados

Perfis dos laboratórios participantes

Alguns números comprovam a heterogeneidade entre os laboratórios, contribuindo para uma robusta plataforma de benchmarking.

são laboratórios que realizam mais de 50.000/mês
70 %
atendem à rede privada de saúde
86 %
atendem à rede pública de saúde
14 %
são laboratórios independentes
69 %
são laboratórios sediados em hospital ou banco de sangue
31 %

+350

Laboratórios
inscritos

17

Países

Aliado em momentos de gestão de crise

Em tempos de gestão de crise, como a provocada pela pandemia da Covid-19, Metricare se torna um aliado aos gestores.

Para manter os processos confiáveis, evitar impactos na qualidade dos resultados e proteger a reputação das instituições, os dados obtidos na plataforma foram fundamentais para nortear a decisão dos gestores.

Ter a mensuração e conhecimento das fragilidades e pontos fortes do laboratório, foram fatores determinantes para as decisões ágeis, em meio a cenários de incertezas.

Funcionamento do programa

Mensalmente os laboratórios recebem o benchmarking a partir dos dados reportados ou obtidos diretamente do Sistema de Informação Laboratorial (LIS). Ao inscrever-se, o laboratório recebe uma senha para acesso a plataforma Metricare.

Parcerias com empresas de LIS

As empresas desenvolvedoras de LIS integram os sistemas laboratoriais com Metricare para reduzir a complexidade do levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas em tempo real para a tomada de decisão.

VEJA OS BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO DO LIS COM METRICARE
Permite

focar na análise dos resultados do benchmarking

Promove

confiabilidade
nos dados

Contribui

na redução de falhas na coleta de dados

Reduz

o tempo no monitoramento dos dados brutos

Algumas empresas desenvolvedoras, além de integrar o LIS, promovem os indicadores em seus sistemas para contribuir com a sustentabilidade do laboratório.

Confidentia

"Vemos a integração do sistema do laboratório ao PBIL como uma grande possibilidade para que os menores laboratórios possam ter acesso facilitado a indicadores, já que eles têm mais dificuldade de investimento".

Paulo Alexandre Simões
Diretor Operacional - Confidentia

Karyon

"O maior benefício alcançado pela Karyon foi o de proporcionar aos nossos clientes uma análise comparativa de eficiência do laboratório nesse mercado cada vez mais competitivo".

Durval Belém
Diretor Comercial - Karyon

Pixeon

"Sempre que podemos fornecer soluções que contribuem para o desenvolvimento do setor laboratorial, através da nossa especialidade, sabemos que estamos no caminho certo! Estamos felizes com os resultados, pois, além do grande benefício para o setor de Medicina Diagnóstica, contamos com o compromisso desses parceiros em todos os momentos!”.

Silvia Yano
Gerente de Marketing - Matrix.

Pixeon

"O acesso a informação e o poder de facilitar a tomada de decisão bem embasada é o maior valor viabilizado pela nossa parceria".

Armando Buchina
CEO - Pixeon

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Conheça os indicadores disponíveis:

ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
  • Novos clientes
GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE
SEGURANÇA DO PACIENTE
  • Amostras com erro na identificação do paciente
  • Amostras com menos de 2 identificadores relacionados ao paciente
  • Cadastro de requisições com erro na identificação do paciente (Análises Clínicas)
  • Comunicação de resultados críticos com atraso: pacientes internados/não internados
  • Insucesso na comunicação de resultados críticos: pacientes internados/não internados
  • Tempo médio (em minutos) para comunicação de resultados críticos: pacientes internados/não internados
GESTÃO FINANCEIRA
  • Exames solicitados por cortesia/operadora/particular/rede pública
  • Gasto com área física e recursos/despesas secundárias/equipamentos/materiais/ pessoal/serviços/transportes
  • Glosa geral/operadora Laboratório de apoio: despesas de logística
  • Ticket médio por pacienteE
GESTÃO DE OPERAÇÃO
PRODUÇÃO
  • Exames por paciente: convênio/cortesia/particular/público
  • Exames por tubo de ativador de coágulo
  • Exames por tubo de citrato
  • Exames por tubo de EDTA
  • Exames por tubo de fluoreto de sódio
  • Exames por tubo de heparina de lítio
  • Exames por tubo de soro com gel/sem gel
  • Produção técnica por equipamento/exame
  • Público atendido: pacientes externo/internados/não internados
  • Sistemática de coleta: pacientes de franquia/terceiros/próprios
  • Terceirização
  • Total de tubos de ativador de coágulo gerados com coleta no período
  • Tubos de citrato coletados por paciente
  • Tubos de EDTA coletados por paciente
  • Tubos de fluoreto de sódio coletados por paciente
  • Tubos de heparina de lítio coletados por paciente
  • Tubos de soro com gel coletados por paciente
GESTÃO DE RECURSOS
PESSOAS
  • Absenteísmo
  • Acidente com perfurocortante
  • Acidente de trabalho: geral
  • Horas extras
  • Horas trabalhadas por funcionário
  • Produtividade pessoal: coletador franqueado/próprio
  • Produtividade pessoal: faturamento/geral/recepção/recepcionista
  • Produtividade pessoal: técnicaE
  • Rotatividade: geral/recepção
  • Treinamento: cumprimento de carga de treinamento prevista
  • Treinamento: eventos de capacitação
  • Treinamento: horas de treinamento
  • Treinamento: interno
EQUIPAMENTOS
  • Manutenção corretiva
  • Tempo médio entre falhas: equipamentos (MTBF)
  • Tempo médio entre falhas: equipamentos de bioquímica (MTBF)
TECNOLOGIA
  • Efetividade de liberação de resultados por autoverificação
  • Eficiência do LIS: episódios de queda de sistema
  • Eficiência do LIS: tempos de queda
GESTÃO DE PARTES INTERESSADAS
CLIENTES PESSOAS FÍSICAS
  • Manifestações de clientes recebidas
  • Manifestações de clientes respondidas
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Participação em pesquisa de Net Promoter Score (NPS)
  • Satisfação de clientes: pessoa física
  • Satisfação do paciente com a coleta de sangue (NPS coleta de sangue)
MÉDICOS
  • Satisfação de médicos
  • Satisfação de médicos: atendimento hospitalar
CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS
  • Laboratório de apoio: reclamações de laboratórios apoiados
  • NPS de laboratório apoiado
PROCESSOS E DESFECHOS
PRÉ-ANALÍTICO
  • Nome incorreto do exame: internados/não internados
  • Requisições médicas inapropriadas relacionadas a questões clínicas informadas: internados/não internados
  • Requisições médicas não inteligíveis: internados/não internados
  • Requisições médicas sem questões clínicas: não internados
  • Amostras não identificadas
  • Coagulação: amostras coaguladas
  • Coleta em tempo inapropriado
  • Contaminação: amostras da microbiologia/hemocultura/urocultura
  • Erro de armazenamento: armazenamento incorreto antes da análise
  • Erro de coleta: amostra incorreta/recipiente incorreto/volume insuficiente
  • Erro de coleta: proporção incorreta do volume da amostra/anticoagulante
  • Erro de transporte: amostra não recebida
  • Erro de transporte: amostras avariadas durante o transporte
  • Erro de transporte: amostras com tempo excessivo de transporte
  • Erro de transporte: amostras transportadas em temperatura incorreta
  • Exames incorretamente adicionados e que não constavam na requisição médica: internados/não internados
  • Exames não cadastrados: internados/não internados
  • Hemólise: amostras da área de bioquímica/amostras em geral
  • Insucesso da coleta de sangue
  • TAT fase pré-analítica por exame
ANALÍTICO
  • Coeficiente de variação (CV) por exame
  • Coeficiente de variação (CV) por exame/equipamento
  • Coeficiente de variação (CV) por reagente/lote
  • Controle Interno (CI): testes com resultados fora das especificações
  • Corridas analíticas com coeficiente de variação (CV) acima do grupo (por exame)
  • Corridas analíticas com desvio padrão (DP) acima do grupo (por exame)
  • Desvio padrão (DP) por exame
  • Desvio padrão (DP) por exame/equipamento
  • Desvio padrão (DP) por reagente/lote
  • Ensaio de Proficiência (EP): desempenho inadequado relacionado a causa previamente tratada
  • Erros em transcrição manual de resultados
  • Ensaio de Proficiência (EP): desempenho inadequadoE
  • TAT fase analítica por exame
PÓS-ANALÍTICO
  • Laudo entregue por telefone ou fax/web/e-mail
  • Laudo impresso e entregue no domicílio
  • Laudo impresso e retirado no laboratório
  • TAT (minutos) no percentil 90: INR/potássio/troponina/WBC
  • TAT fase pós analítica por exame
  • TAT global por exame
  • Índice de comentários interpretativos em laudo
  • Laudos não acessados
DESFECHOS
  • Atraso de resultados: laboratório de apoio
  • Atraso de resultados: pacientes internados/não internadosE
  • Laudos incorretos (Análises Clínicas)E
  • Laudos incorretos: laboratório de apoio
  • Recoleta diversas
  • Recoleta diversas: pacientes internados/não internados
  • Recoleta geralE
  • Recoleta geral: laboratório de apoio
  • Recoleta geral: pacientes internados/não internados
  • Recoleta para confirmação
  • Recoleta para confirmação: pacientes internados/não internados
  • Recoleta por acidente
  • Recoleta por acidente: pacientes internados/não internados
  • Recoleta por causas analíticas: laboratório de apoio
  • Recoleta por causas pré-analíticas: laboratório de apoio
  • Recoleta por material impróprio
  • Recoleta por material impróprio: pacientes internados/não internados
  • Resultados incorretos liberados
E Indicador Essencial

Discover the available indicators:

STRATEGIC ORGANIZATION
  • New customers
GOVERNANCE AND SUSTAINABILITY
PATIENT SAFETY
  • Average time for reporting critical outcomes: hospitalized/non-hospitalized patients
  • Communication of late critical results: hospitalized/non-hospitalized patients
  • Errors in patient identification (Clinical Analysis)
  • Failure to communicate critical results: hospitalized/non-hospitalized patients
  • Samples with error in patient identification
  • Samples with less than 2 patient-related identifiers
FINANCIAL MANAGEMENT
  • Average ticket per patientE
  • Disallowances general and by operator
  • Expenditure with physical area and resources / secondary expenditure / equipment / materials / staff / services / transport
  • Support laboratory: logistics costs
  • Tests requested: courtesy/operator/private/public network
OPERATION MANAGEMENT
PRODUCTION
  • Audited public: outpatient/hospitalized/non-hospitalized patients
  • Citrate tubes collected by patient
  • Collection system: own, third-party and franchise patients
  • EDTA tubes collected per patient
  • Exams per citrate tube
  • Exams per clot activator tube
  • Exams per EDTA tube
  • Exams per lithium heparin tube
  • Exams per serum tube with gel/without gel
  • Examinations per patient: health insurance/courtesy/private/public
  • Exams per sodium fluoride tube
  • Lithium heparin tubes collected by patient
  • Outsourcing
  • Serum tubes with gel collected by patient
  • Sodium fluoride tubes collected per patient
  • Technical production: by equipment and by exam
  • Total of clot activator tubes generated with collection in the period
RESOURCES MANAGEMENT
PEOPLE
  • Absenteeism
  • Accident at work: general
  • Accidents with sharps
  • Hours worked per employee
  • Overtime hours
  • Personal productivity: general/billing/reception/receptionist
  • Personal productivity: own and franchised collector
  • Personal productivity: techniqueE
  • Rotativity: general/reception
  • Training events
  • Training: enforcement of planned training load
  • Training: hours of training
  • Training: internal
EQUIPMENT
  • Corrective maintenance
  • Mean time between failures: equipment (MTBF)
  • Mean time between failures: biochemistry equipment (MTBF)
TECHNOLOGY
  • Self-check results efficiency
  • LIS Efficiency: episodes of system crash
  • LIS Efficiency: times of system crash
STAKEHOLDER MANAGEMENT
INDIVIDUAL CUSTOMERS
  • Customer satisfaction: individual
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Participation in research of Net Promoter Score (NPS)
  • Patient satisfaction with blood collection (NPS blood collection)
  • Received customer manifestations
  • Responded customer manifestations
PHYSICIANS
  • Physician satisfaction
  • Physician satisfaction: hospital care
CORPORATE CUSTOMERS
  • NPS of supported laboratory
  • Support laboratory: complaints from supported laboratories
PROCESSES AND OUTCOMES
PRE-ANALYTICAL
  • Blood collection failure
  • Coagulation: coagulated samples
  • Collection error: incorrect proportion of sample/anticoagulant volume
  • Collection error: incorrect sample / incorrect container / insufficient volume
  • Collection in inappropriate time
    Contamination: samples of microbiology / hemoculture samples / urine
    culture samples
  • Exams not registered: hospitalized/non-hospitalized
  • Hemolysis: samples in general and biochemistry area
  • Inappropriate medical requests related to informed clinical issues:
    hospitalized / non-hospitalized
  • Incorrect exams name: hospitalized / non-hospitalized
  • Medical requests without clinical questions: non-hospitalized
  • Non-intelligible medical requests: hospitalized/non-hospitalized
  • Storage error: incorrect storage before scanning
  • TAT preanalytical by exams
  • Tests incorrectly added and not included in the medical requisition:
    hospitalized / non-hospitalized
  • Transport error: samples damaged during transport
  • Transport error: samples not received
  • Transport error: samples transported at incorrect temperature
  • Transport error: samples with excessive transport time
  • Unidentified samples
ANALYTICAL
  • Analytical runs with coefficient of variation (CV) above the group (by exam)
  • Analytical runs with standard deviation (SD) above the group (by exam)
  • Coefficient of variation (CV) per exam
  • Coefficient of variation (CV) per exam/equipment
  • Coefficient of variation (CV) per reagent/batch
  • Errors in manual transcription of results
    Internal Control (IC): tests with out-of-specification results
  • Proficiency Testing (PT): inadequate performance related to previously
    treated cause
  • Proficiency Testing (PT): inappropriate performance
  • Standard deviation (SD) per exam
  • Standard deviation (SD) per exam / equipment
  • Standard deviation (SD) per reagent/ batch
  • TAT analytical phase by exams
POST-ANALYTICAL
  • Index of interpretive comments in report
  • Report delivery: collected in the laboratory
  • Report delivery: at home
  • Report delivery: by phone or fax / web / email
  • TAT 90 percentile: INR / potassium / troponin / WBC
  • TAT global by exam
  • TAT post-analytical phase by exams
  • Unpublished reports
OUTCOMES
  • Delayed outcomes: hospitalized/non-hospitalized patientsE
  • Delayed outcomes: support laboratory
  • Diverse recollection
  • Diverse recollection: hospitalized/non-hospitalized patients
  • General recollectionE
  • General recollection: hospitalized/non-hospitalized patients
  • General recollection: support laboratory
  • Incorrect reports (Clinical Analysis)E
  • Incorrect reports: support laboratory
    Incorrect results released
  • Recollection by accident
  • Recollection by accident: hospitalized / non-hospitalized patients
  • Recollection for analytical reasons: support laboratory
  • Recollection for confirmation
  • Recollection for confirmation: hospitalized / non-hospitalized patients
  • Recollection for inappropriate material
  • Recollection for inappropriate material: hospitalized/non-hospitalized patients
  • Recollection for pre-analytical reasons: support laboratory

E Essential Indicator