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Segmento Laboratorial

Segmento
Laboratorial

Indicadores que auxiliam na redução de custos e promovem o aumento da eficiência e produtividade

Nesse módulo, contamos com a chancela da SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, parceira da Controllab desde 1977.

Gestão mais inteligente
e avançada para a saúde

Metricare apoia a gestão data-driven nos laboratórios

A gestão laboratorial é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados, a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes. Com base em dados concretos, os gestores podem tomar decisões mais assertivas, reduzir riscos, otimizar recursos e melhorar a sustentabilidade do laboratório.

Como Metricare pode impulsionar seu laboratório?

Melhoria contínua

Metricare permite acompanhar o desempenho do laboratório ao longo do tempo. Isso ajuda a identificar tendências ou processos ineficientes, garantindo a melhoria contínua.

Redução de custos e desperdícios

Ao monitorar os dados, é possível identificar falhas nos processos e promover ações que reduzam custos e desperdícios.

Agilidade na tomada de decisão
Nossos dados precisos impulsionam a tomada de decisão ágil e assertiva, resultando na redução de desperdícios, aumento do faturamento e maior satisfação aos clientes.
Metas consistentes
A plataforma permite a configuração de metas precisas e alinhadas ao cenário, permitindo uma maior eficiência das operações e melhores resultados para os pacientes.

Benchmarking estratégico

Por meio de dados potencializados com benchmarking, Metricare permite comparar o desempenho do laboratório com outros do mesmo porte, segmento e região. Essa comparação ajuda a identificar oportunidades de melhoria e manter a organização competitiva.

Uma plataforma alinhada às necessidades do seu laboratório

Oferecemos uma ampla gama de indicadores, dos operacionais aos estratégicos, fornecendo uma visão abrangente e detalhada da performance.

São mais de 180 indicadores, em 8 dimensões.

*Consulte nossos especialistas sobre os indicadores mais relevantes para sua organização.

Indicadores harmonizados internacionalmente com o IFCC

Todos os nossos indicadores são harmonizados internacionalmente, em alinhamento com a Diretriz da IFCC (International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine) e participação da SBPC/ML, permitindo a comparação de dados em qualquer país.

Impulsionando suas decisões com dados de saúde valiosos

No ano de 2022, a metade dos laboratórios reportou, em média, até 7 recoletas a cada 1000 pacientes atendidos.

Nesse mesmo período, os laboratórios com melhor desempenho reportaram até 4 recoletas a cada 1000 pacientes atendidos.

E nos laboratórios com menor desempenho, o índice mais que triplicou em relação aos melhores.

Esses dados, junto a uma gama de outras informações relevantes, estão disponíveis em Metricare. Para explorar mais sobre como o indicador de recoleta pode impulsionar o seu laboratório, acesse nosso ebook gratuito.

Colaboramos com o aprimoramento do setor

Com Metricare, o laboratório aperfeiçoa o monitoramento de indicadores e há maior efetividade na gestão, ampliando o nível de segurança para gestores, profissionais de saúde e pacientes.

Histórico para obtenção de acreditações

Histórico para obtenção de acreditações

A rastreabilidade na plataforma favorece a transparência para acreditações como ISO 15189, CAP, PALC, DICQ e outros, que requerem a demonstração de evidências objetivas que comprovem o planejamento, o monitoramento e a avaliação de desempenho dos processos.

Conformidade com a RDC 786/2023

Conformidade com a RDC 786/2023

A plataforma está plenamente alinhada aos requisitos descritos da RDC 786/2023, em especial no seu artigo n° 54, que exige aos laboratórios uma gestão comparativa de desempenho, visando a efetividade do sistema de gestão da qualidade implantado no laboratório.

Simplifique a sua gestão com a integração de dados

Mais eficiência e menos esforço

Para simplificar o levantamento de dados e melhorar o acesso às informações, empresas parceiras integram o sistema do seu laboratório com Metricare, promovendo mais agilidade nos processos e confiabilidade nas informações disponibilizadas para a tomada de decisão.

Permite focar na análise dos resultados do benchmarking

Promove confiabilidade nos dados

Contribui na redução de falhas na coleta de dados

Reduz o tempo no monitoramento de dados brutos

Funcionamento da plataforma

Mensalmente os laboratórios recebem o benchmarking a partir dos dados reportados ou obtidos diretamente do Sistema de Informação Laboratorial (LIS). Ao inscrever-se, o laboratório recebe uma senha para acesso à plataforma Metricare.

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Benchmarking

Mensalmente, por meio do gráfico Box plot, o laboratório visualiza em tempo real a comparação mercadológica dos seus resultados para definição das ações prioritárias às estratégias da organização.

Conheça o Box plot

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Conheça os indicadores disponíveis:

ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
  • Novos clientes
GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE
SEGURANÇA DO PACIENTE
  • Amostras com erro na identificação do paciente
  • Amostras com menos de 2 identificadores relacionados ao paciente
  • Cadastro de requisições com erro na identificação do paciente (Análises Clínicas)
  • Comunicação de resultados críticos com atraso: pacientes internados/não internados
  • Insucesso na comunicação de resultados críticos: pacientes internados/não internados
  • Tempo médio (em minutos) para comunicação de resultados críticos: pacientes internados/não internados
GESTÃO FINANCEIRA
  • Exames solicitados por cortesia/operadora/particular/rede pública
  • Gasto com área física e recursos/despesas secundárias/equipamentos/materiais/ pessoal/serviços/transportes
  • Glosa geral/operadora Laboratório de apoio: despesas de logística
  • Ticket médio por pacienteE
GESTÃO DE OPERAÇÃO
PRODUÇÃO
  • Exames por paciente: convênio/cortesia/particular/público
  • Exames por tubo de ativador de coágulo
  • Exames por tubo de citrato
  • Exames por tubo de EDTA
  • Exames por tubo de fluoreto de sódio
  • Exames por tubo de heparina de lítio
  • Exames por tubo de soro com gel/sem gel
  • Produção técnica por equipamento/exame
  • Público atendido: pacientes externo/internados/não internados
  • Sistemática de coleta: pacientes de franquia/terceiros/próprios
  • Terceirização
  • Total de tubos de ativador de coágulo gerados com coleta no período
  • Tubos de citrato coletados por paciente
  • Tubos de EDTA coletados por paciente
  • Tubos de fluoreto de sódio coletados por paciente
  • Tubos de heparina de lítio coletados por paciente
  • Tubos de soro com gel coletados por paciente
GESTÃO DE RECURSOS
PESSOAS
  • Absenteísmo
  • Acidente com perfurocortante
  • Acidente de trabalho: geral
  • Horas extras
  • Horas trabalhadas por funcionário
  • Produtividade pessoal: coletador franqueado/próprio
  • Produtividade pessoal: faturamento/geral/recepção/recepcionista
  • Produtividade pessoal: técnicaE
  • Rotatividade: geral/recepção
  • Treinamento: cumprimento de carga de treinamento prevista
  • Treinamento: eventos de capacitação
  • Treinamento: horas de treinamento
  • Treinamento: interno
EQUIPAMENTOS
  • Manutenção corretiva
  • Tempo médio entre falhas: equipamentos (MTBF)
  • Tempo médio entre falhas: equipamentos de bioquímica (MTBF)
TECNOLOGIA
  • Efetividade de liberação de resultados por autoverificação
  • Eficiência do LIS: episódios de queda de sistema
  • Eficiência do LIS: tempos de queda
GESTÃO DE PARTES INTERESSADAS
CLIENTES PESSOAS FÍSICAS
  • Manifestações de clientes recebidas
  • Manifestações de clientes respondidas
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Participação em pesquisa de Net Promoter Score (NPS)
  • Satisfação de clientes: pessoa física
  • Satisfação do paciente com a coleta de sangue (NPS coleta de sangue)
MÉDICOS
  • Satisfação de médicos
  • Satisfação de médicos: atendimento hospitalar
CLIENTES PESSOAS JURÍDICAS
  • Laboratório de apoio: reclamações de laboratórios apoiados
  • NPS de laboratório apoiado
PROCESSOS E DESFECHOS
PRÉ-ANALÍTICO
  • Nome incorreto do exame: internados/não internados
  • Requisições médicas inapropriadas relacionadas a questões clínicas informadas: internados/não internados
  • Requisições médicas não inteligíveis: internados/não internados
  • Requisições médicas sem questões clínicas: não internados
  • Amostras não identificadas
  • Coagulação: amostras coaguladas
  • Coleta em tempo inapropriado
  • Contaminação: amostras da microbiologia/hemocultura/urocultura
  • Erro de armazenamento: armazenamento incorreto antes da análise
  • Erro de coleta: amostra incorreta/recipiente incorreto/volume insuficiente
  • Erro de coleta: proporção incorreta do volume da amostra/anticoagulante
  • Erro de transporte: amostra não recebida
  • Erro de transporte: amostras avariadas durante o transporte
  • Erro de transporte: amostras com tempo excessivo de transporte
  • Erro de transporte: amostras transportadas em temperatura incorreta
  • Exames incorretamente adicionados e que não constavam na requisição médica: internados/não internados
  • Exames não cadastrados: internados/não internados
  • Hemólise: amostras da área de bioquímica/amostras em geral
  • Insucesso da coleta de sangue
  • TAT fase pré-analítica por exame
ANALÍTICO
  • Coeficiente de variação (CV) por exame
  • Coeficiente de variação (CV) por exame/equipamento
  • Coeficiente de variação (CV) por reagente/lote
  • Controle Interno (CI): testes com resultados fora das especificações
  • Corridas analíticas com coeficiente de variação (CV) acima do grupo (por exame)
  • Corridas analíticas com desvio padrão (DP) acima do grupo (por exame)
  • Desvio padrão (DP) por exame
  • Desvio padrão (DP) por exame/equipamento
  • Desvio padrão (DP) por reagente/lote
  • Ensaio de Proficiência (EP): desempenho inadequado relacionado a causa previamente tratada
  • Erros em transcrição manual de resultados
  • Ensaio de Proficiência (EP): desempenho inadequadoE
  • TAT fase analítica por exame
PÓS-ANALÍTICO
  • Laudo entregue por telefone ou fax/web/e-mail
  • Laudo impresso e entregue no domicílio
  • Laudo impresso e retirado no laboratório
  • TAT (minutos) no percentil 90: INR/potássio/troponina/WBC
  • TAT fase pós analítica por exame
  • TAT global por exame
  • Índice de comentários interpretativos em laudo
  • Laudos não acessados
DESFECHOS
  • Atraso de resultados: laboratório de apoio
  • Atraso de resultados: pacientes internados/não internadosE
  • Laudos incorretos (Análises Clínicas)E
  • Laudos incorretos: laboratório de apoio
  • Recoleta diversas
  • Recoleta diversas: pacientes internados/não internados
  • Recoleta geralE
  • Recoleta geral: laboratório de apoio
  • Recoleta geral: pacientes internados/não internados
  • Recoleta para confirmação
  • Recoleta para confirmação: pacientes internados/não internados
  • Recoleta por acidente
  • Recoleta por acidente: pacientes internados/não internados
  • Recoleta por causas analíticas: laboratório de apoio
  • Recoleta por causas pré-analíticas: laboratório de apoio
  • Recoleta por material impróprio
  • Recoleta por material impróprio: pacientes internados/não internados
  • Resultados incorretos liberados
E Indicador Essencial

Como interpretar o resultado no gráfico Box plot?

Para formar o Box plot, todos os dados enviados são ordenados em ordem crescente e os quartis são definidos da seguinte forma: o segundo quartil, que representa a mediana (50% dos dados) é onde se encontra o dado central, ou seja, há metade dos resultados que são inferiores e outra metade que são superiores a este. Com a metade dos dados inferiores, é feito o mesmo procedimento, ou seja, o elemento central representa o primeiro quartil (25% dos dados) e o mesmo ocorre com os dados superiores, definindo-se assim o terceiro quartil (75% dos dados).

Junto a cada gráfico, há uma tabela com o número de participantes que contribuíram para a construção do gráfico, a mediana, 1º e 3º quartis e os valores mínimo e máximo, conforme a segmentação adotada.

O posicionamento do laboratório frente ao mercado é sinalizado no gráfico Box plot com um círculo vermelho;

Ao analisar o gráfico, é importante verificar inicialmente onde o seu resultado se encontra e definir internamente se é necessário tomar alguma ação interna para melhoria desse resultado. Se seu resultado for um outlier (muito diferente dos demais), é importante conferir os dados fornecidos para ter certeza de que não houve erro de reporte de dados.

A Posição Relativa (Ranking) entre pares e Métrica Sigma são aplicados nos resultados, quando pertinentes, para estimular a melhoria contínua dos processos laboratoriais.

Resultados em Métrica Sigma: indica a qualidade dos processos.

Ranking: em 1º estão os melhores resultados e em 5º os resultados mais sensíveis.